DICAS PARA DORMIR

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DICAS PARA DORMIR MELHOR


O sono e o bem estar andam de mão dadas e dormir bem durante a noite é tão importante para a sua saúde em geral como uma dieta equilibrada e exercício físico regular. Se ressona ou habitualmente se levanta com sensação de cansaço ou com pouca energia, é possível que não esteja a conseguir obter o sono de qualidade que o seu corpo necessita.

O facto de não dormir bem durante a noite pode implicar mais do que simplesmente sentir sonolência durante o dia. Pode ter efeitos a longo prazo na sua saúde e nas suas relações. No entanto, temos boas notícias! É possível melhorar o seu sono e bem estar com uma série de medidas bem documentadas para dormir bem durante a noite.

Se aprender a melhorar o sono, estará no caminho para obter a energia que lhe permitirá viver a vida na forma como deseja.

Tente aplicar estas dicas simples para obter uma boa noite de sono:

O QUE DEVE FAZER:

Criar rotinas de sono:
Habitue o seu corpo a dormir e a acordar à mesma hora todos os dias. Verá que será mais fácil adormecer à noite

Perceber as suas necessidades pessoais de sono:
Uma boa noite de sono supõe pelo menos seis horas e idealmente 8 horas de sono

Passe tempo à luz natural:
A luz natural ajuda o nosso organismo a segregar melatonina, uma hormonia que regula o ritmo sono-vigília

Crie um ambiente adequado para dormir:
Verifique se o seu quarto é arejado, silencioso e confortável

O QUE NÃO DEVE FAZER:

Consumir cafeína à noite:
Evite o chá, refrescos com cafeína ou café e inclusivamente chocolate poucas horas antes de ir dormir.

Fumar ou beber álcool antes de dormir:
Embora seja verdade que o álcool possa ajudar a adormecer ele altera a actividade cerebral durante o sono o que por sua vez irá impedir de ter um sono de qualidade.

Ver televisão na cama:
Deve evitar ler, comer ou trabalhar na cama. O seu cérebro apenas deve associar a cama ao sono.

Evitar as sestas durante o dia:
Fazer uma sesta durante o dia pode reduzir a necessidade do seu corpo dormir à noite. Isto afeta negativamente o sono e o bem estar geral.

Se já experimentou estes conselhos para dormir bem e ainda assim continua a levantar-se com a sensação de cansaço, é possível que esteja a ocorrer algo mais.

É importante que fale com o seu médico para saber se sofre de apneia do sono.